quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Riscos

1- Riscos de acidentes
Qualquer fator que coloque o trabalhador em situação vulnerável e possa afetar sua integridade, e seu bem estar físico e psíquico. São exemplos de risco de acidente: as máquinas e equipamentos sem proteção, probabilidade de incêndio e explosão, arranjo físico inadequado, armazenamento inadequado, etc.

2- Riscos ergonômicos
Qualquer fator que possa interferir nas características psicofisiológicas do trabalhador, causando desconforto ou afetando sua saúde. São exemplos de risco ergonômico: o levantamento de peso, ritmo excessivo de trabalho, monotonia, repetitividade, postura inadequada de trabalho, etc.

3- Riscos físicos
Consideram-se agentes de risco físico as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como: ruído, calor, frio, pressão, umidade, radiações ionizantes e não-ionizantes, vibração, etc.

4- Riscos químicos
Consideram-se agentes de risco químico as substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo do trabalhador pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos gases, neblinas, névoas ou vapores, ou que seja, pela natureza da atividade, de exposição, possam ter contato ou ser absorvido pelo organismo através da pele ou por ingestão.

5- Riscos biológicos
Consideram-se como agentes de risco biológico as bactérias, vírus, fungos, parasitos, entre outros.

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Saúde e Segurança no trabalho

Na aula da professora Raquel (20) foi passado um pouco sobre a saúde e segurança no trabalho, então a seguir veja os conceitos.
  A Segurança do Trabalho corresponde ao conjunto de ciências e tecnologias que tem por objetivo proteger o trabalhador em seu ambiente de trabalho, buscando minimizar e/ou evitar acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Assim, dentre as principais atividades da segurança do trabalho, podemos citar: prevenção de acidentes, promoção da saúde e prevenção de incêndios.


No Brasil, a segurança e saúde ocupacionais estão regulamentadas e descritas como Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), que está regulamentado em uma portaria do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Norma Regulamentadora nº 4 (NR-4) e, portanto, na legislação trabalhista brasileira.


Na NR-4, está descrito como devem ser organizados os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, buscando diminuir os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais. Para alcançar esses objetivos e cumprir com suas funções, o SESMT deve ser constituído por: médico do trabalho, engenheiro de segurança do trabalho, enfermeiro do trabalho, técnico de segurança do trabalho, auxiliar de enfermagem, sendo o número de profissionais necessários determinado pelo número de trabalhadores e grau de risco.


O SESMT tem como finalidade a prevenção, e é desempenhado pelos profissionais que o compõe, abrangendo conhecimentos de engenharia de segurança e de medicina ocupacional no ambiente de trabalho, de forma a reduzir ou eliminar os riscos à saúde dos trabalhadores. Dentre as atribuições dos SESMTs, podemos citar a análise de riscos, a orientação dos trabalhadores quanto ao uso dos equipamentos de proteção individual e o registro dos acidentes de trabalho (CLT – Artigo 162, inciso 4.1|4.2|4.8.9|4.10).

CONCEITO DE
ACIDENTE DE TRABALHO

Anualmente, aproximadamente 330 milhões de trabalhadores são vítimas de acidentes de trabalho em todo o mundo e 160 milhões de novos casos de doenças ocupacionais surgem, segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Ainda segundo a OIT, há o registro de mais de 2 milhões de mortes relacionadas aos acidentes de trabalho, das quais 1,574 milhão ocorreram por doenças ocupacionais, 355 mil por acidentes e 158 mil por acidentes de trajeto.


Segundo dados estatísticos da Previdência Social, em 2001, no Brasil, ocorreram cerca de 340 mil acidentes de trabalho, colocando-nos entre os países com maior número de acidentes de trabalho.

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

DESAFIO DO GLOBO

Com um quebra cabeças em mãos, divididos por 3 peças cada aluno, fomos desafiados a montá-lo, sempre buscando ajudar o próximo da melhor maneira possível. O quebra cabeças tinha formato de globo que dificultou ainda mais o nosso desempenho, e sempre que algum aluno estava montando respondíamos a uma pergunta '' O QUE FAZEMOS PARA AJUDAR O MEIO AMBIENTE EM QUE VIVEMOS ?'', varias respostas criativas surgiu, como '' Ser sustentável''; '' ser solidário''; ''contribuo com a educação'', entre outros.
Voltando ao globo, caso ele desmontasse, teríamos que começar a montar do início.
Enfim, nossa turma se ajudou bastante, sempre que podendo apoiando os amigos que estavam com as peças em mãos, e no final conseguimos montar o globo e tiramos de lição, que precisamos mais do que ser sustentáveis é ser responsáveis e socioambiental , ajudando o próximo da melhor maneira, e cuidar do nosso ambiente para as gerações futuras, pois o que nossos filhos, netos e bisnetos viverem será consequência da nossa geração.





ECOMAPA

Na última segunda- feira (13) a docente Daniela Pavan abordou temas importantes para o nosso crescimento na vida pessoal como na vida profissional. Um desses temas foi o ecomapa.
O que seria ecomapa? Ele é um instrumento de avaliação e ajuda a identificar as relações da família do meio onde habita. Foi criado em 1975 por Ann Hartman, para ajudar os Assistentes Sociais dos EUA para controlar a situação com famílias em problemas.
Mas porque estou falando em família ? Por que da mesma forma que ajuda a identificar os problemas em um ambiente familiar, podemos dizer que também ajuda a empresas de pequeno à grande porte, a diagnosticarem onde está o erro, ou onde podem melhorarem para que o ambiente de trabalho fique mais agradável.

 Peguei um exemplo de ecomapa simples, pode até sido feito por uma criança, justamente para mostrar quão fácil é produzir um.
Como mostra na imagem temos várias linhas, seja ela reta, torta e temos também a pontilhada que não está na foto. 

SIGNIFICADO DAS LINHAS :
  1. Linha reta : Ligação forte
  2. Linha pontilhada : Uma ligação tênue
  3. Linha torta : Ligação fraca 
Então é isso por hoje pessoal, obrigada pela a atenção de todos,  e fiquem ligados pois todas quartas feiras postaremos novidades para vocês. Abraços.Turma 16



quarta-feira, 8 de outubro de 2014

This website attempted to run a cryptominer in your browser. Click here for more information.